9 de março de 2013

DIY - Véu Boboshanti Empress Fall



 
Material:
- 1m de tecido base (cambraia 100% algodão)
- 4cm de tecido vermelho, amarelo e verde (cambraia 100% algodão)
- linha da cor do tecido base e linha verde e vermelha
- tesoura de tecido
- fita métrica
- alfinetes
- lápis/giz para tecido
- régua
- máquina de costura (ponto ziguezague e reto)

1. Dobre o tecido base ao meio e medir 37cm (+/-) e marque com um alfinete.

2. Faça uma dobra diagonal desde o ponto onde se marcou os 37cm até ao canto do tecido como na foto abaixo. Prenda o tecido com alfinetes. 

3. Marque essa diagonal com giz e remova os alfinetes.

4.  Faça uma costura em ponto reto ao longo do tecido pela diagonal e corte o excesso deixando uma margem. Guarde o excedente para um passo mais à frente.

5. Faça o ponto ziguezague na orla do excesso do tecido.

6. Continue com o tecido dobrado e marque, na parte mais larga da peça, uma curva como vê na foto abaixo. Esta curva não tem medidas, é a gosto. Neste caso, eu marquei 15cm de um lado do tecido e fui fazendo uma forma arredondada até ao extremo oposto do tecido dobrado. Corte o tecido pela linha que marcou deixando margem para a baínha.

7. Faça uma baínha dupla á volta da parte mais larga da peça, dobrando duas vezes e evitando assim fazer o ponto ziguezague. Prenda com alfinetes e, se necessário, alinhave. Depois passe uma costura reta para finalizar a baínha.

8. Dobre o tecido vermelho ao meio e marque 1cm + 2cm + 1cm (ver foto). Em seguida corte a tira de tecido com 6cm no total. Repita o processo para o tecido amarelo e verde. O comprimento da tira pode variar, eu utilizei o comprimento total do tecido. O objectivo é que estas tiras dêem a volta á cabeça e funcionem como atilhos.

9. Com o excedente do tecido azul corte, em duas vezes para conseguir atingir o mesmo comprimento das tiras vermelha, amarela e verde, 1cm+2cm+2cm+1cm (=6cm). Una as duas tiras com ponto reto de forma a que se forme apenas uma tira. 

10. Já com as 4 tiras prontas una-as na ordem correcta e sobre o risco que marca 1cm. Una a tira vermelha à amarela, a amarela à verde, a verde à azul e, por fim, una o outro lado da tira azul à vermelha formando um cilindro. Vire as costuras para dentro e passe a ferro de forma a que a tira azul fique no verso. 

11. Dobre as pontas da fita já passa a ferro para dentro e feche-as com ponto reto. Marque com um alfinete o meio da fita.

12. Na parte mais estreita da peça meça, a partir da costura central, cerca de 4cm para cada lado e marque com alfinetes esses pontos. Marque o ponto oposto à costura central, o meio da peça, com um alfinete.

13. Coloque o meio da fita sobre o meio da peça principal. Prenda com alfinetes a fita à peça principal, fazendo uma dobra na orla para debaixo da fita. Quando chegar aos 4cm que foram marcados no passo anterior não prenda mais a fita à peça central (ver foto).

 14.  Com linha verde faça uma costura  em ponto reto sobre o verde prendendo a fita à peça principal e, com linha vermelha faça o mesmo. Por fim, faça uma bainha dupla na zona de 8cm que não levou fita. 

 CONCLUíDO!


Photobucket

Sem comentários: